quinta-feira, 27 de maio de 2010

pacientes fissuras labiopalatal




Quando falamos nos deparamos com pacientes fisurados emcaminhados p ortodontia ja sabemos que esse sera um trabalho especial nao que os outros nao sejam.... mas o fissurado transforame incisivo unilateral apresenta um crecimento maxiliar diferente do individuo não- fissurado, e isso em todos sentidos sendo que, ao nascimento, as dimensões antero posterior e transversal da maxilia se encontram aumentadas .Por volta dos 3 anios as relações anteroposteriores e vertical apresentam -se proximas ao normale a partir dessa idade ate os 6 anos passa a existir uma tendencia a retrusao maxilar. Uma caracteristica visivel nesse paciente p nos dentistas e que vemos seu perfil concavo , resultado de um retroprognatismo da maxilia devido a falta de crescimento antero posterior da mesma levando ao prognmatismo mandibular relativo ou a pseudo Classe III. Dessa forma ha uma alta incidencia de mordidaa cruzada anterior evidente entre as dentaduras deciduas e mista .O desenvolvimento da mordida aberta nesse caso e mto comum devido a á deficiencia verticaal da a mandibula .

Agora quando realizamos a cirurgia de labios nos primeiros 12 meses de vida esses pacientes frequentemente apresentam subdsenvolvimento maxilar, envolvendo as dimensoes sagital vertical e transversal, principalmente devido a presençade cintas musculares labiais firmes e tensas bem como de tecidos cicatrizais de palato que influenciam negativamente o crescimentoalem de acarretar grande prejuizo estetico e funcional.
As alteraçoes faciais masi frequentes em quase todos os tipos de fendas , sao provavelmente resultados de atos cirurgicos e sao eles - retrusao da face media , distorçao das estruturas alveolares e alteraçao na postura da mandibula. A Ortodontia é indispensavel no tratamento das sequelas maxilares provocadas pelas cirurgias cuja gravidade esta diretamente relacionada ao grau de traumatismo provocado pelas mesmas.
Quando vemos pacientes submetidos a cirurgia corretiva e depois sem acompanhamento ortodontico vemos que quando cega a idade adulta com a situaçao alterada dos seguintes seguimentos maxilares, ocasionando o desenvolvimento de mas oclusoes de difícil tratamento e prognostico ruim.As mordidas cruzadas posteriores sao frequentes apresentando varios graus de severidade envolvendo desde um unico dente ate o arco todo com tendencia de agravamento na dentaddura definitiva ou permanente .A retruzao da maxila associada a mordida cruzada anterior e lateral e um achado mto comumem pacientes portadores de fissura apesar de todo acompanhamento e cuidados despendidos durante o tratamento.

Um comentário:

  1. É um problema genético congênito. E precisa de uma atenção interdisciplinar entre a Odontologia e a medicina. Um cirugião bucomaxilo facial, pediatra e odontopediatra, ortodontista, otorrinolaringologista e um cirurgião plástico.
    Para acompanhar de perto o desenvolvimento cranio facil desse indivíduo. O tratamento é lindo. Várias etapas. E o mais bonito é poder integrar o indivíduo socialmente.

    ResponderExcluir