quinta-feira, 27 de maio de 2010

mordidas cruzadas em fissurados !!!! como tratar???



As intervenções ortodonticas interceptativas em pacientes sob programas de reabilitação devem ser executadas apos 6 anos de iades pois enssa fase os mesmos apresentasm as distancias transversais anteriores chamaos de (intercaninos)quase sempre diminuidas acarretando o extreitamento na regiao anterior da maxilia -amen prejudicial ao posicinamento da lingua e consecutivamente, ao tratamento fonaudiologo executado nessa epoca.Alem disso e a fase de crescimento da maxila começa a se manifestar com mais intensidade e os pacientes se mostram mais conscientes,exigentes e colaboradores com o tratamento.
Devido ás alteraçoes no crecimento da maxila , os procedimentos mais comumente realizados durante a dentadura mista sao: expansao maxilar para correçao da dimensao transversal reduzida e alinhamento da protrusao de incisivos solucionando as rotaçoes de apinhamento e mordidas cruzadas anteriores e prostação maxilar e protraçao maxilaer p corrigir a retrusao da maxila .O estabelicimento de uma relaçao intermaxilar normal pela simples expansao promove condiçoes para reabilitaçao no futuro uma vez que apos a resoluçao da mordida cruzada os maxilares tem condiçoes de crescer normalmente , favorecendo assim a irrupçao dos dentes permanentes em posiçoes adequadas .Mesmo assim nao temos esse reflexo no perfil do paciente com fissura transforame unilateralassim vemos que que a protraçao maxilar e recomendada no tratamento de retrusao da face media .
A instalaçao de apaprelho fixo com parafusos expansor promove a expansao segmentada nos portadores de fissuras completas por meio de alargamentos de fissura da fissura sendo o efeito ortopedico resultande do posicionamento lateral dos segmentos palatinos .No paciente fissurado a expansao não e seguida de formaçao ossea ao nivel da sutura palatina mediana devendo se manter uma contençao apos a remoçao do aparelho ate que um enxerto osseo seja realizado na regiao .
Apesar do pacientew fissurado nao ter a sutura mediana na maxila a expansao enfrenta problemas semelhantes aos nao fissurados pois as outras suturas da maxila oferem uma gde resistencia sendo assim o melhor e usar os aparelhos fixos dentomucossuportado.
O expansor tipo Haas é sempre o mais usado p uma expansao rapida de maxila e segue o mesmo protocolo de ativaçao p os nao fissurados e ele ainda pode ser associado a protração funcionando comom esplinte p os dentes superiores transmitindo a força a toda maxila

Um comentário:

  1. Q interessante!! Uma expansão maxilar sem sutura mediana. Necessidade de conteção até o enxerto ósseo. A vezes até um enxerto gengival livre em casos de comunicação da cavidade nasal com a bucal. Pacientes fissurados necessitam de um protocolo especialde expansão maxilar. Gostei de saber! Obrigado Dra. Sandra

    ResponderExcluir