sexta-feira, 28 de maio de 2010

cancer bucal

Hospital Amaral Carvalho de Jau referencia em tratamento do cancer
paciente com cancer no palato













Vamos fugir um pouquinho da ortodontia p falarmos de um assunto que conheço bem pois é uma de minhas especializaçoes o cancer de boca , esse tipo de cancer cresce de uma maneira assustadora e atinge já uma gde parte da população sendo que os homens sõ os mais atingidos mas hoje com a mudança de vida das mulheres els passam a usar a bebida e o tabagismos tambem o indice tem mudado .






Dados interessantes da pesquisa revelam que as taxas brutas de incidência por 100.000 habitantes apresentam grandes variações. Para sexo masculino o estado do Rio de Janeiro tem uma taxa estimada de 19,72 casos de câncer bucal para cada 100.000 habitantes, já o estado do Maranhão apresenta a menor taxa da federação com 1,39 novos casos estimados para 100.000 habitantes. Minas Gerais apresenta estimativa de 8,46 casos. O Acre apresenta a menor estimativa da patologia para o sexo feminino: 0,6 / 100.000.Todos os casos referem-se a localização primária da neoplasia maligna.Outros dados relacionados ao câncer bucal:- O câncer de boca é o 6º tipo de câncer mais comum entre os homens e o 8º entre as mulheres.- O percentual de incidência entre as mulheres saltou de 18%, na década de 90, para 31%, atualmente.- O tabagismo é responsável por 90% dos casos.- O etilismo é responsável por 80% dos casos.- Fumar e beber aumenta em mais de 30 vezes o risco de contrair a doença.- São detectados 14 mil novos casos por ano, no Brasil, sendo quase 4 mil somente no Estado de São Paulo.- 80% dos casos são detectados em estágio avançado e, quando curados, mutilam os pacientes.- 95% dos casos são diagnosticados como carcinoma epidermóide.- 50% dos pacientes desenvolvem um segundo tumor, cinco anos após o aparecimento do primeiro.- A possibilidade do desenvolvimento de novos tumores cresceu 20%.Principais sintomas:• Feridas que não cicatrizam em torno de 10 dias• Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas• Dificuldade para falar, mastigar ou engolir• Dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço)

Um comentário:

  1. Voltando pra Ortondia!! A documentação ortodôntica é um ótimo check up para ver se está tudo bem com o complexo crânio facial do indivíduo. É super importante analisar cuidadosamente as radiografia panorâmicas, tele e tb as periapicais. Investigar aspectos de anormalidade, imagens radiolúcias em meio a tecidos radiopacos. Assim o Ortodontista pode inidcar para o estomatologista caso haja alguma coisa fora do comum!

    ResponderExcluir