domingo, 6 de junho de 2010

Odontologia pública

****************



Antes de mais nada , gostaria de agradecer o espaço a Drª Sandra, que me deixou á vontade para postar.

O tema á seguir não é voltado aos ortodontistas, mas sim á todos os profissionais da área odontológica.
Para entender um pouco o porque dessa escolha, me apresento.
Sou DrªCristina Nery formada em Odontologia com a Drª Sandra, isso á 20 anos.
Trabalho desde então no serviço público municipal de uma cidade hoje com cerca de 100.000 habitantes.

Quando saímos de uma faculdade, principalmente na área de humanas, trazemos em meio á nossos sonhos , ideais de que conseguiremos mudar muitos conceitos, no fundo jovens que somos, imaginamos que faremos á diferença.


E quando entramos no serviço público, temos a certeza que vamos modificar em muito o fracasso que é a saúde pública em nosso país.


Não passa de ilusão..infelizmente, hoje depois de 20 anos, posso afirmar isso, mas saber e desistir são dois sentimentos antagônicos, creio que ainda podemos mudar.

O serviço público na área odontológica é precário, não tem á importância para nossos políticos, que a medicina tem em uma cidade.

A odontologia é relegada á um plano , muitas vezes, considerado um "mal necessário" pois, os investimentos são caros, o material é caro..e a população dificilmente morre por dor de dente.

Mas o que me deixa mais indignada, não é a falta de reconhecimento, passamos muito bem sem isso, mas a falta de investimentos.
Se fala tanto em saúde bucal, o governo disponibiliza tanta propaganda, tantos programas, mas quando chega no município, pessoas despreparadas estão á frente do setor, e com isso, não existe programa que sobreviva.

É interessante ouvir odontologia preventiva...

ONDE???????

Ainda estamos tentando fazer a odontologia curativa, e parece que ela não vai acabar nunca.

Quem me conhece sabe que não tenho a mínima paciência com reuniões e mesas redondas para discutir problemas, pois sempre fica marcada uma próxima reunião para outra pauta, e no final disso tudo, nada liga á lugar nenhum.

Verbas são assuntos proibidos dentro de um setor público, parece até coisa de centro espírita, todo mundo acha que existe, ninguém afirma, uns dizem que sabem mas na hora H negam, outros dizem que sabe para onde foi, mas não sabe o que fez..e por aí vai.

É fácil denegrir a imagem de profissionais, pois nós não passamos apenas receitas, precisamos intervir diretamente no paciente, e como fazer isso se não temos nem luva?

Para que pedir aos profissionais que façam curso de gerenciamento de resíduos se não temos uma porção de amálgama para utilizar?


A realidade de muitas cidades brasileiras é essa, o setor odontológico fracassa não por culpa dos dentistas, mas sim por culpa dos responsáveis dessa área, os quais muitas vezes não sabem gerenciar por não pertecerem a categoria.

Mas de quem é a culpa?

Sua?

Minha?

De todos nós!

Por nos sujeitarmos á Conselhos que não nos dão suporte.

Por nos sujeitarmos a ser dirigidos pelo auxiliar técnico de maquina de xérox?
(Mas ele é irmão do sobrinho do vizinho do prefeito!)


Para se fazer algo na odontologia pública é necessário antes termos pessoas que entendam da área, pessoas honestas e principalmente que pensem na população não como números, mas como indivíduos que precisam de ajuda.

Para a odontologia ser respeitada é necessário que os profissionais tenham apoio do governo , mas um apoio deireto e que funcione.

É necessário assumirmos que NÃO fazemos uma odontologia preventiva, a população está aí para provar.

O setor público ainda pratica o curativo sim, e quanto maior a falta de instrução ou pobreza da população, maior são os problemas bucais.


Enquanto houver essa discrepância no setor público, essa falta de pessoas capacitadas no setor correto, a aplicação digna de verbas, continuaremos a ter cidades com índices de CPO-D vergonhosos.

E por mais que nos esforcemos, essa é a realidade , a realidade que acompanha milhares de profissionais todos os dias, e faz com que desacretitemos cada vez mais nos programas de saúde dos governos.

Independente da bandeira que levantem!



DrªCristina Nery.

******************************

2 comentários:

  1. ola e infelizmente e assim mesmo dizem que dor de dentes nao mata e ficamos delegado a segundo plano e nao se preocupam com o atendimento , infelizmente como diria a SANDRA temos nas direçoes de saude do interior pessoas despreparadas que nunca sabem o que um amalgama mtas vezes tiraando o sobrinho do prefeito em cidade pequenas colocam ate um medico la mas o que ele entenden de odontologia? nada o correto e o que a sandra sempre brigou no interiro que o diretor possa ate ser um medico mas na odontologia que tenhamos um coordenado dentista e ai sim poderemos trabalhar de uma forma mais umanizada , hoje na regiao da SANDRA um gde projeto que ela quando a frente da saude lutou mto p ser criado que se chama CEO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLOGICAS ONDE ao menos agora o pobre e tratado com dignidade por isso precisamos de pessoas assim que façam e que cobrem mto bom seu texto DRA CRIS e estaremos aqui dando uma mao p nossa amiga e que DEUS ESTEJA COM ELA BJS A TODOS DEPOIS VOU POSTAR AQUI E NO ON Y VA DRA SYLVIA

    ResponderExcluir
  2. mto bem colocado CRISTINA a saude publica odontologica nesse pais é um caos e posso te garantir que todoas saimos das universidades achando que vamos consertar o mundo e isso nao é possivel pq esbarramos em pessoas despreparadas que nao acrescentam nada tive o gde prazer de trabalhar com a SANDRA em trabalho voluntario onde de 5 feira nos atendiamos mendigos e pessoas menos favorecidas que moravavam em favelas .Quando a Sandra puder ler isso ela vaai ter um ataque pois nao gosta que se fale sobre isso mas SANDRA sempre foi idealizadora e dizia eles tem direitos de poder sorrir de poder comer e isso e verdade ela traabalhou mto no interior do estado p criaçao da CEO que hoje e copiado em algumas cidade um projeto que nasceu de uma briga dela com um antigo prefeito e que esta dando frutos la trabalham dentistas especiaalistas que fazem de tudo a unica coisa que nao conseguiu ainda e digo ainda pq sei que volta e vai la brigar rsrr conheço a peça e o ortodontista mas fora o orto as cidades hoje tem todas as especializaçoes e de graça e acabaram aquelas filas sao pessoas que tem hora marcada e que sao atendidas por profissionais graduados e que sao preparados p o sistema de saude outra gde briga dela era p se por um coordenador na aerea odontologicaa mas tinha que ser dentista e isso ela conseguiu parabens cristina mto bem colocado mesmo bjs NATY e sandra uso do meu ministerio p dizer DEUS te abençoe

    ResponderExcluir