segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ortodontia preventiva na saúde pública

Quando desenvolvi meu trabalho de tese  no mestrado , pude observar que no Brasil de um modo geral o governo só se ''preocupa '' ou entende como doença bucal  a cárie, Acreditam os governantes que reduzindo as cáries de uma maneira geral , o problema estará resolvido.Um ledo engano, sabemos hoje que a Organização Mundial da Saúde , (OMS)considera a má -oclusão como o terceiro problema odontológico , sendo superado somente pela cárie e problemas periodontais , mesmo sabendo dessa escala o governo mto pouco faz a respeito de melhora na ortodontia preventiva.
Se hoje a população fosse assitida por especialistas e as crianças de um poder aquisitivo menor pudessem desfrutar do uso de aparelhos removiveis , mtos habitos adquiridos na infancia seriam corrigidos.
Hoje de posse de alguns dados epidemiológicos podemos ver que no Brasil os principais problemas de saúde bucal de relevância em saúde coletiva são : A CÁRIE DENTÁRIA, AS DOENÇAS PERIODONTAIS DE UM TODO, AS ACLUSOPATIAS, O CÂNCER BUCAL, E AS FENDAS LÁBIO-PALATINA , mas vemos também que isso muda de acordo com a região que estamos falando, pois temos em algumas regões um maior controle no que se relaciona á cárie e as doenças periodontais , e ai o Sistema  Único de Saúde precisariam ampliar a oferta de seus serviços , estendendo a atenção até as anomalias oclusais .Mas infelizmente são poucas as prefeituras que se voltam para esse problema , talves por um problema financeiro do municipio, ou até mesmo falta d e
profissionais qualificados na  área , mas o que acontece é que  a população acaba  ficando sem o acesso aos recursos mais simples que seriam a ortodontia preventiva , que acaba acumulando a de um tratamento mais complexo.
Infelizmente hoje fazem mtas pesquisa a respeito de má oclusão , mas tomam -se poucas atitudes para que o SUS possa enfim começar o tratamento precoce dessa doença bucal .
Quando em 2004 com o advento , da nova politica de saúde bucal brasileira o famoso ( BRASIL SORRIDENTE ) do governo federal, as prefeituras criam os CEO que nada mais são que centros especializados de odontologia , pensavamos  então que a partir dai teriamos especialistas para a maioria das areas , mas infelizmente isso não acontece, ao menos na pratica.
Temos um levantamento feito na cidade de Araraquara e pudemos perceber que de 838 crianças das creches do múnicipio que foram examinadas , em  80%  encontramos casos de de má oclusão em dentadura decídua , isso em uma faixa etária de 2 a 6 anos .
Pude constatar também que quanto mais inferior a renda socioeconônica do individuo , os problemas oclusais se tornam mais grave, pois a criança adquire certos habitos como chupete , mamadeira , chupar o dedo entre outros , que interferem diretamente  na dentição  decídua e mista da criança .Por isso acho que seria mto bom se a saúde Publica no Brasil  seguisse o bom exemplo de alguns paises , onde a ortodontia , e tratada pelo SPS .
Na Finlândia vemos que mesmo os recursos destinados a saude bucal , não sendo suficiente , para acolher a demanda ortodontica naquel pais , eles fazem uma seleção com  os pacientes dando prioridade para aqueles que a necessidade é maior .

3 comentários:

  1. Sabe, depois que vc me convidou á escrever um post aqui fiquei pensando em que assunto abordar.
    Sou uma "dentista" das antigas, não acredito muito em programas governamentais, sou mais "se tem que fazer vamos lá", nada de muitas reuniões, e não sei se é isso que o Blog enfoca.
    Mas creio que todos que se intitulam C.D. deveriam pensar um pouco na saúde pública, por mais que visem o consultório particular.
    Todos queremos ganhar dinheiro, é próprio do ser humano, mas nunca esquecermos do próximo.
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Hola amiga paso por tu blog para saludarte.Besitos.

    ResponderExcluir
  3. nossa gostei muito do seu blog eu estou cursando adontologia e estou fazendo um trabalho sobre má oclusao e seu blog me ajudou muito.....

    parabens...

    ResponderExcluir