sábado, 24 de julho de 2010

Paciente alergico















Hoje recebi um e-mail consulta rrssr sim e-mail consulta , e como é um caso raro mas que existe resolvi postar aqui , pois se acontecer com alguns de vocês já sabem o procedimento










Dra Sandra , estou com um problema , meu paciente se mostra alérgico ao Niquel a senhora pode me ajudar? Já viu na clínica do centrinho algum caso parecido?










Abraços Silvio Castro Fernandes










Bem há mais ou menos uns 2 anos tivemos sim em BAURU caso semelhante á esse, e me lembro que na época não tinha visto nada semelhante e apavorei quando vi.Quem me socorreu foi o Dr Omar Gabriel , que me dizia ter já tido contato com um caso semelhante,


e me disse não apavore e simples de resolver rsrsr , e de fato é mesmo !!!


Vejam o caso!!!


Fui abordada por uma paciente nos corredores do centrinho de Bauru com uma situação devidamente documentada de um caso no qual, a paciente no caso ela, sofria uma grande alergia com o niquel presente no aparato ortodontico, quando vi isso pensei o que fazer agora ? pois nunca tinha me deparado com isso!!!! O caso pode ser resolvido com a instalação de componentes de cerâmica. Mas acreditem que o primeiro impacto é assustador e entendo esse meu ex aluno rsrsr....
Na prática ortodontica diária trabalhamos com uma variedade de ligas metálicas, como aço inox, cromo-cobalto, niquel-titanio, beta-titanio. E a maioria contém niquel na sua constituição. Nestes acessorios a quantidade de niquel pode variar de 8% no aço inox; para mais de 50% como nas ligas NiTi. Tornando estes elementos "gatilhos" potênciais de uma reação alergica.
Nesse era uma mulher de 22 anos de idade com boa saúde e sem histórico médico pregresso de alergia. Ela compareceu ao consultorio da Ortodontista com a queixa do caninos superiores (13 e 23) impactados. Durante a mecânoterapia Ortodontica a paciente sofreu uma alergia aguda na face, e com a devida troca dos aparatos por cerâmica, a alergia desapareceu. Ao final od tratamento o objetivo foi atingido, os caninos inclusos foram devidamente inseridos no arco maxilar e a paciente ficou sem nenhuma marca ou cicatriz do processo alergico no rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário